Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2009


Na Vila do Paraíso, município de Anajás (PA), no arquipélago do Marajó, um barco em reforma ainda mantinha os assentos sanitários em "exposição", criando uma situação engraçada.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Terra dos meus horizontes

Encontro no céu e mar
a Terra dos meus horizontes.
Neles navego velas e chamas
Ao crepúsculo do que fui
À aurora do serei
me descubro tantos
sabendo quem sou
Menino descalço calção pés no chão
feito de água barro e lendas.

- Cruz credo, menino, é hora do Angelus, sai daí senão a Mãe d'Água te mundia.

Ave-Iara, Ave-Boto, fazei-me perder nesse mundo de poesia.

Sobre o blog Terra e Poesia

.
Terra é poesia. O nome do blog me veio numa releitura do poema A Propósito Disto (ou Por Falar Disto), escrito em 1923 pelo poeta russo Vladimir Maiakóvski.

No final do poema, versando sobre o Amor, que é o "disto" do título do longo poema, Maiakovski apela para que a família seja "o pai, pelo menos o Universo; a mãe, pelo menos a Terra". O trecho tem uma versão musicada de Caetano Veloso, com uma interpretação magnífica de Gal Costa.

Pois foi reencontrando um dos meus poetas amados que tive a idéia de construir este blog. Com Terra no sentido de planeta, nossa nave-mãe que tanto maltratamos. Mas também com o sentido da terra mal-distribuída, a dos sem-terra, que dela precisam para viver.

Em um país que apresenta um dos mais elevados indices de concentração de terra, reflexo da concentração de riquezas (e vice-versa), a questão agrária não poderia ficar de fora deste blog. Até porque o interesse pela questão me levou ao cargo de assessor de comunicação da superintendência regional de Belém do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde estou desde 2005.

E desde já fica uma observação: a questão agrária não se resume na reforma agrária e regularização fundiária, vai bem além disso.

Então a Terra deste blog assume a polissemia própria da poesia. A multiplicidade dos sentidos, que inclui a Política, a Filosofia, a Comunicação Social e uma área na qual trabalhei durante anos como repórter, a fotografia.

Este é o princípio de Terra e Poesia. Um carnet de bord* do caminho a ser construído na caminhada.

*O uso da expressão francesa, no lugar de diário de bordo da língua portuguesa, ocorre pelo fato da segunda indicar uma atualização que não me é possível no momento.