Translate

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ocupar não é o mesmo que invadir

Durante a entrevista com o superintendente, a repórter Aycha Nunes indagou o porquê dos gestores e servidores utilizarem a palavra ocupação em vez de invasão.


Queria complementar aqui a explicação dada pelo gestor da SR-01. Nós, os jornalistas que atuam nas assessorias de comunicação do Incra, entendemos que se trata, sim, de uma disputa ideológica no campo minado e de areias movediças das palavras, que é o campo semântico.
Em cada uma delas há um campo de significados que expressam concepções diferentes quanto AOS OBJETIVOS E METODOS DAS REIVINDICAÇÕES dos movimento sociais, e das relações envolvendo as diferentes partes.


Para nós, ocupação tem a ver com legitimidade histórica dos movimentos populares em geral. Remete a dar trabalho; conquista de direitos através da organização e mobilização social.


Invasão é o que faz, por exemplo, os EUA no Iraque, e o que já fizeram por muitos países afora. Uma apropriação pela força armada, ilegal, ilegítima e imoral. Invasão está relacionada a isso.


Um exemplo de disputa em que a filosofia perdeu a guerra é a palavra radical, que vem do latim radicare, raiz. Quem era radical "pegava" as coisas do mundo pela raiz, pelas causas. Isso se tornou tão subversivo e perigoso que tal sujeito foi transformado em extremista. Quando dizem que o MST ou o Islã é radical, querem dizer extremista. E assim ficou...

2 comentários:

  1. HM,companheiro mui amado,
    não poderia deixar de estrear os comentários no teu blog,tão anunciado quanto adiado.

    Então, eis que afinal decidistes entrar para a blogosfera? Tudo a ver contigo. Quer espaço melhor para expressar idéias, extravasar sentimentos e opiniões, rebelar-se ante aos absurdos cotidianos e ainda compartilhar tuas poesias e crônicas?

    Tenho certeza que Terra e Poesia vai ser fértil em tudo isso e, o que é melhor, de uma fertilidade emocional, dessas que só podem ser apreciadas por quem não dissocia inteligência de sensibilidade.

    Ah! Acho que faltou uma apresentação do blog, para que os "blognautas" saibam exatamente o que encontrar por aqui.
    E que tal ir reunindo e postando os textos que já tens produzido? Bom começo para aquela outra idéia há tanto tempo acalentada: o livro !

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter ficado comum a marginalização dos movimentos sociais agrários pela imprensa nacional, ainda é impressionante como muitos jornalistas desconhecem a realidade dos conflitos fundiários e as relações de poder entre trabalhadores rurais e grileiros pela disputa da terra, disputa desigual.

    Quando os termos como invasão, bandidos, criminosos, etc. não são usados intencionalmente para denegrir tais movimentos, são usados por desconhecimento de quem escreve a matéria, aspecto que contribui para que a opinião pública seja voltada contra tais movimentos.

    No mais, gostei do teu blog, muito esclarecedor. Um grande abraço.

    ResponderExcluir